RECORTE SALVADOR :: 08_MANGUE

domingo, 22 de abril de 2007

Mapa perceptivo


O mapa ao lado é apenas um demonstrativo do que sentimos nas visitas que fizemos. Note que existem pólos distintos que receberam mais cores. Na parte de baixo do mapa, está a feira de São Joaquim, um espaço que nos proporcionou inúmeras sensações, afinal, é repleto de vida, de gente e coisas distintas que deixam uma profusão de cores, texturas, cheiros, movimento e etc. Mais acima, pode-se ver o Largo da Calçada, que possui um comércio informal ativo, principalmente de frutas, onde há também pontos de ônibus, comércio formal e cruzamentos de pistas. Pintado de azul bem escuro, está o plano inclinado da Liberdade, com seu movimento diário e intenso ligando a Cidade Baixa à Cidade Alta.
No alto do mapa, está o Largo dos Mares que, apesar de ser um largo que recebeu tratamento urbanístico, possui muito menos movimento do que as regiões que possuem um comércio ativo como no Largo da Calçada.
A relação com a água, no nosso recorte, é bastante peculiar, afinal, dos oito recortes, apenas dois possuem mar, só que enquanto no Recorte 1 o mar é totalmente revelado para a cidade, no Recorte 8 ele fica escondido, revelado apenas por frestas e pequenas aberturas das construções. Notamos a presença da água, de forma marcante, entre o Complexo Jequitaia e a Feira de São Joaquim e na Praia do Cantagalo.
Este é o Recorte Mangue.

<$BlogURL$>"><< Página inicial